Lula propõe novo feriado nacional; saiba qual a data (vídeo)
A proposta celebra o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou nesta terça-feira (1) ao Congresso Nacional um projeto de lei para tornar o dia 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.
A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território brasileiro em 1823, um ano após a Proclamação da Independência pelo imperador Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822. O dia 2 de julho também marca a Independência da Bahia e é feriado estadual. Lula comentou sobre a proposta enviada ao Legislativo.
“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente. Isso não é conhecido da História porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar que além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência”.
O presidente embarcou nesta terça (1) para Salvador, onde cumprirá agenda de celebração do dia 2 de julho na Bahia. Depois Lula vai diretamente a Buenos Aires, para participar da Cúpula do Mercosul, que ocorre nesta quinta-feira (3).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: